“Uma boa dentição vem do berço”. Quanto sua família luta contra a cárie?
Cárie de mamadeira ou cárie de aleitamento é uma doença aguda que afeta a criança ainda no primeiro ano de vida devido à presença de resíduos de leite materno, bovino ou artificial, refrigerantes, xaropes, mel e açúcares na boquinha da criança.
Após a erupção do primeiro dente de leite, fazer a limpeza com gaze ou escovinha apropriada. Porém, quando os molares (dentes do fundo) aparecerem, há necessidade da escova para poder limpar os sulcos dos dentinhos.
A escova deve ser macia, de cabeça pequena e baixa, para alcançar os dentes do fundo. Usar o fio dental é fácil e importante.
A pasta deve ser sem flúor e infantil até os 5 anos de idade.
Pasta de dente não é comida. Quanto à criança engole muito a pasta com flúor pode provocar uma doença no dente chamado Fluorose (manchas).
Para que o momento da escovação seja menos autoritário e mais prazeroso, deixe a criança ficar à vontade, brincando com a água, a escova, a pasta e o copinho. Permita que seu filho morda a escova e, num primeiro momento, faça a limpeza bucal do modo dele. Depois, você deve complementar a escovação, para garantir que os dentes fiquem realmente limpinhos. Os dentes devem ser escovados completamente pelo menos duas (02) vezes ao dia supervisionado por um responsável. Deixe as outras limpezas para a criança fazer e ir aprendendo.
Na hora de escovar os seus dentes, não deixem a porta do banheiro fechada. Se o seu filho observar você passando fio dental e usando a escova, ele vai querer imitá-la. O exemplo dos pais é fundamental.
Deixe o pequeno participar da escolha do modelo e da cor da escova. Isso vai fazer com que ele sempre se lembre do “brinquedo” que tem no banheiro e sinta mais vontade de escovar os dentes.
Dê uma escova de dente extra para a criança limpar os dentes de seus brinquedos: o ursinho, a boneca, os monstrinhos, os super heróis e etc. Isso vai criar uma situação lúdica e estimulante.
Depois de uma doença, dê uma escova nova para seu filho; resfriados constantes podem ser causados por escovas contaminadas de bactérias, as quais reinfectam sua criança a cada dia. Guarde a escova em lugar onde ela possa secar rápida e não entre em contato direto com escovas de outras pessoas.
Assegure-se que seu filho esteja recebendo flúor através de bochechos e tratamentos tópicos aplicados pelo seu dentista na freqüência correta.
Dra. Lílian Mara Secches Mansor
Nenhum comentário:
Postar um comentário