quarta-feira, 3 de novembro de 2010

11° Princípio do Amor Exigente-Exigência na Disciplina:

A minha forma de estar no mundo e a minha postura está diretamente relacionada com a minha disciplina.
Disciplina é uma força moral que leva o indivíduo a fazer o que tem de ser feito, independentemente da própria vontade e da emoção. Você tem uma visão sobre o que pretende realizar, define o que precisa fazer para conseguir seu objetivo, assume o compromisso com sua causa e simplesmente faz. Isso é agir com disciplina( Tom Chung – psiquiatra ). Tem tudo a ver com caráter e valores como à integridade e responsabilidade
Por isso a necessidade do compromisso e da realização das metas tão faladas em nossa reunião do AEMJ. Quem não está comprometido e compromissado com a meta, dificilmente vai realizá-la deixando assim seus objetivos cada vez mais longe.
É muito interessante perceber é que a exigência na disciplina é uma ferramenta de crescimento.
Porém, devemos tomar um cuidado para que não sejamos sabotadores de nós mesmos. A exigência na disciplina deve trabalhar a meu favor e não contra mim. É preciso conhecer os meus limites para que eu não imponha objetivo além do que eu realmente posso realizar.
E quando eu percebo que a exigência na disciplina realmente é uma postura que deve começar em mim, a minha resposta à disciplina pode influenciar as outras pessoas. Principalmente aquelas que queremos influenciar primeiramente que são os nossos filhos.
O aprendizado da disciplina precisa acontecer em casa e não na escola ou na sociedade. O que o meu filho é em casa é o que ele vai ser na escola e na sociedade.
Alguns pais quando não conseguem impor limites aos seus filhos procuram escolas que sejam o que eles não conseguiram ser e ainda dizem aos filhos: -“agora tu vai ver o que é bom pra tosse. Esta escola é disciplinadora.”
É claro que isso não vai dar certo.
Até a construção da cidadania precisa passar pela exigência na disciplina. E ela começa na nossa casa, na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso Estado e no nosso País.
O maior fracasso talvez seja recusar que precisamos ter uma postura de exigência na disciplina, uma vez que tal atitude pode transformar a realidade e tornar a nossa vida melhor de ser vivida.
Em provérbios (15:32) está escrito que “quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo...”.

Um comentário:

  1. A exigencia na discilpina tem objetivo de ordenar e organizar nossa vida e nossa família.
    Aquilo que não se aprende em casa, a vida ensina a duras penas.

    ResponderExcluir