segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Importancia de SER Criança Brincar, fazer amizades, se divertir, mas também COOPERAR.


Cada momento do ciclo da vida tem uma importância definida. Mas, sem dúvida, a infância é o período mais representativo na formação do ser humano. "É nessa fase que o futuro adulto se constitui. Viver uma boa infância significa passar de forma saudável física e mentalmente para a fase adulta.”
A cooperação é a capacidade de equilibrar as suas próprias necessidades com as de outra pessoa. Pensamos com frequência que cooperação é as crianças fazerem aquilo que os adultos querem. Mas isso é obedecer. A verdadeira cooperação significa um esforço conjunto – um dar e receber que sejam satisfatórios para ambas as partes. Para desenvolver um espírito de cooperação nas crianças é necessário ajudá-las a compreender como os nossos pedidos e regras são úteis para todos.
- Deixar a criança passar por frustrações é importante. "É esse aprendizado que faz com que o adulto aprenda a lidar com vitórias, mas também com derrotas".  
- Conviver com os pais no dia a dia também é um importante fator de formação, mas que, por causa da correria e da falta de tempo comum aos moradores de centros urbanos, se torna uma atividade cada vez mais rara.
 - Não basta colocar numa escola ou até mesmo no sistema utilizado do tempo integral, ou pagar uma super Nani para vigiar seus filhos.
 - Uma infância bem vivida depende muito mais das atitudes dos pais do que de qualquer outro fator.
- Diga não à super-proteção.
 - Dentro dos limites, garanta a seu filho liberdade de ir e vir e de tomar decisões. 
- Varie nas brincadeiras.
- Em vez de fornecer a ele brinquedos fabricados, incentive brincadeiras ao ar livre ou com brinquedos e jogos artesanais. Isso contribuirá para o desenvolvimento da fantasia e da criatividade de seu filho.
- Participe mais da vida de seu pimpolho, com certeza ele irá aproveitar o máximo esse relacionamento.
-Tire dúvidas.
- Diminua o acesso à televisão e PC, em vez faça uma leitura de um bom livro com ele, incentive a leitura, o teatro, uma visita ao cinema. São fortes aliados na formação cultural e criativa da criança.


CRIANÇA ATIVA - ADULTO SAUDÁVEL
Uma criança que pratica atividade física terá mais chances de ser um adulto saudável, por isso deve-se dá importância para atividade física nessa idade que é primordial para o desenvolvimento de um ser humano saudável físico e mentalmente.
Atualmente é muito comum vermos crianças obesas com uma alimentação totalmente inadequada e desequilibrada com uma rotina onde computadores, o videogame, tomam o lugar do movimento como correr, saltar, brincar.
Na escola é indispensável à importância da educação física como parte do ensinamento escolar, pois forma a cultura do bem estar e uma saudável rotina, onde o praticar atividade deverá sempre ter a mesma importância no desenvolver da criança. Sempre dando a oportunidade de desenvolver cada criança com suas particularidades e respeitando seu nível psicológico e físico.
A prática esportiva e de atividade física para as crianças tem o grande papel de promover o desenvolvimento motor, faz com que ela descubra seus limites e se integre no contexto e discuta sobre o mundo em que vive. Passa a entender seu corpo e seus limites.
Melhora em tudo, na auto-estima, autoconfiança, melhora seu metabolismo reduzindo as condições para o surgimento de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo como pressão alta, doenças do aparelho respiratório, entre outras.
A pratica de atividade física é um bem formador de saúde devendo ser atribuída à criança logo nos primeiros meses de vida. Faça um bem ao seu filho sempre.
Rua Paulo dos Santos – 200- sala 02- Vila São Manoel- São José do Rio Preto-SP
CEP:15091310            FONE : 17-32277939

Nenhum comentário:

Postar um comentário