segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cárie em adolescentes pode revelar anorexia e bulimia.

A anorexia e a bulimia são transtornos alimentares cada vez mais comuns entre os pré-adolescentes e adolescentes, principalmente meninas.


Podem provocar algumas alterações bucais como o aumento de cáries, erosão dental, hipersensibilidade dentinária, problemas de gengiva, bruxismo: hábito de ranger os dentes durante a noite que provoca desgaste, dores de cabeça, na mandíbula, nos ouvidos e na nuca.

Nos anoréxicos, o aumento do risco de cárie e problemas periodontais é provocado pela diminuição de saliva na boca, devido ao uso de medicamentos para reduzir o apetite. A saliva tem o papel importante de “lavar os dentes”.

Já os bulímicos (caracterizados pela ingestão compulsiva de alimentos seguida de indução ao vômito), geralmente desenvolvem erosão dental provocada pelo consumo de substâncias ácidas, orgânicas ou inorgânicas e pela regurgitação do suco gástrico. A diminuição do PH salivar devido ao vômito aumenta muito a ocorrência de cáries.

Esses pacientes têm grandes descontroles hormonais e no uso de antidepressivos o fluxo salivar fica totalmente desregulado. A xerostomia (boca seca) deixa a mucosa susceptível às infecções fungícas e às modificações de textura e coloração, além de hálito fétido (mau hálito), úlceras e doenças periodontais.

O dentista pela sua anamenese correta e pelo diagnóstico clínico, deve além de restaurar e devolver a função do dente e da mastigação, trabalhar a auto-imagem do paciente, conversar com o ele para mostrar que está correndo o risco de perder os dentes e sua sáude. Precisa orientá-lo a ser mais cuidadosos com a higiene oral e ajuda-lo na recuperação do equilíbrio. Não adianta pensar apenas na parte odontológica. Precisa adentrar no problema geral do paciente. É preciso encaminhá-lo para tratamento como um todo.

Anorexia e bulimia são assuntos importantes no diálogo entre pais e filhos. Converse com seus filhos, é o que aconselha a Uniodonto de São José do Rio Preto.

Um comentário:

  1. É muito importante cuidar de perto aos adolescentes porque eles sofrem muito nessa etapa.
    Se há que controlar o assunto da anorexia e bulimia na parte dentistica, um como pai tem que faze-lo.

    ResponderExcluir