quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Exigência na Disciplina:



A minha forma de estar no mundo e a minha postura está diretamente relacionada com a minha disciplina.
Disciplina é uma força moral que leva o indivíduo a fazer o que tem de ser feito, independentemente da própria vontade e da emoção. Você tem uma visão sobre o que pretende realizar, define o que precisa fazer para conseguir seu objetivo, assume o compromisso com sua causa e simplesmente faz. Isso é agir com disciplina( Tom Chung – psiquiatra ). Tem tudo a ver com caráter e valores como à integridade e responsabilidade
Por isso a necessidade do compromisso e da realização das metas tão faladas em nossa reunião do AEMJ. Quem não está comprometido e compromissado com a meta, dificilmente vai realizá-la deixando assim seus objetivos cada vez mais longe.
É muito interessante perceber é que a exigência na disciplina é uma ferramenta de crescimento.
Porém, devemos tomar um cuidado para que não sejamos sabotadores de nós mesmos. A exigência na disciplina deve trabalhar a meu favor e não contra mim. É preciso conhecer os meus limites para que eu não imponha objetivo além do que eu realmente posso realizar.
E quando eu percebo que a exigência na disciplina realmente é uma postura que deve começar em mim, a minha resposta à disciplina pode influenciar as outras pessoas. Principalmente aquelas que queremos influenciar primeiramente que são os nossos filhos.
O aprendizado da disciplina precisa acontecer em casa e não na escola ou na sociedade. O que o meu filho é em casa é o que ele vai ser na escola e na sociedade.
Alguns pais quando não conseguem impor limites aos seus filhos procuram escolas que sejam o que eles não conseguiram ser e ainda dizem aos filhos: -“agora tu vai ver o que é bom pra tosse. Esta escola é disciplinadora.”
É claro que isso não vai dar certo.
Até a construção da cidadania precisa passar pela exigência na disciplina. E ela começa na nossa casa, na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso Estado e no nosso País.
O maior fracasso talvez seja recusar que precisamos ter uma postura de exigência na disciplina, uma vez que tal atitude pode transformar a realidade e tornar a nossa vida melhor de ser vivida.
Em provérbios (15:32) está escrito que “quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo...”.



COMO FAZER?
Disciplina não é um dom.
 Disciplina se aprende. E, como um músculo, pode ser treinada. Veja como:
1 - Acabe com as desculpas.
Seres humanos são especialistas em desculpas, e em encontrar bodes expiatórios. O fato de que a situação não está boa, ou de que fulano fez algo que o boicotou não é razão suficiente para que você deixe de fazer todo o possível para ter sucesso e ser feliz.
Lembre-se que cada vez que você atribui um dos seus problemas a uma instituição ou a uma pessoa, você abre mão de seu único poder: o poder sobre si mesmo. Algo ou alguém podem realmente ser a origem dos seus problemas. Mas a solução deles só terá uma origem: você. Portanto, deixe de lado "eles" e o possível mal que lhe causam ou causaram. Pense em como você irá evoluir e vencer.
2 - Comece devagar.
Nenhum campeão de halterofilismo começou levantando 200 quilos. Nem você vai se transformar no que quer ser em um dia. Você também não irá conseguir ser um exemplo de disciplina em apenas um dia.
Mirar alto é bom e é necessário. Mas o sucesso é a soma de pequenos passos. Como um atleta em treinamento, você começará andando, depois andando depressa, depois correndo.
Estabeleça metas modestas - manter seus papéis organizados, ou responder a todos os telefonemas que deve responder. Quando estiver bem treinado, exija mais de si. Como um músculo que se torna mais forte, a disciplina irá se tornar um hábito cada vez mais arraigado a cada vitória sobre si mesmo.
3 - Não há exceções
Uma vez que tenha estabelecido sua meta inicial de disciplina, não faça exceções. Quando começamos a fazer exceções, as exceções se tornam a nova regra. E o seu objetivo vai por água abaixo. Por isso que é preciso começar aos poucos, com coisas que você seja efetivamente capaz de fazer.
4 - Não se considere um messias ou um mártir
Significa que você irá cumprir as tarefas que se impôs, mas não como se fossem uma cruz que carrega.
 Afinal, se você mantiver os olhos no horizonte, verá sempre a meta que tem à frente.
 E a disciplina diária será apenas um hábito que incorporou para chegar a essa meta.
Portanto, faça um favor a si e aos que vivem com você - faça também da alegria uma nova disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário