A cooperação é a capacidade de equilibrar as
suas próprias necessidades com as de outra pessoa. Pensamos com frequência que
cooperação é as crianças fazerem aquilo que os adultos querem. Mas isso é
obedecer. A verdadeira cooperação significa um esforço conjunto – um dar e
receber que sejam satisfatórios para ambas as partes. Para desenvolver um espírito de cooperação nas crianças é necessário
ajudá-las a compreender como os nossos pedidos e regras são úteis para todos.
Exemplos:
• Um bebé de três meses acorda e começa a chorar
a pedir o seu leite. A mãe, que está a acabar de pôr a louça na máquina de
lavar diz-lhe “Vou já ter contigo, querido. Sei que estás com fome.” O bebé
sossega um pouco e chupa o dedo. Este bebé está a aprender que embora possa ter
de esperar um pouco, as suas necessidades são importantes e serão atendidas.
• Um bebé de 14 meses passa alegremente meias e
roupas de um cesto para outro. A avó diz-lhe, “obrigada por me ajudares a
escolher a roupa. Porque não me ajudar a pô-la na máquina de lavar? Eu pego-te
ao colo para carregares no botão. E depois podemos ir passear.” Esta criança
percebe que fazer parte da família significa trabalhar em conjunto para
realizar as tarefas diárias.
• Duas crianças de 30 meses querem a mesma pá
vermelha para brincar na areia enquanto estão no recreio. Um pega-lhe e o outro
também. Choram ambos enquanto gritam um para o outro “É minha!” O pai de uma
criança intervém e calmamente separa as duas crianças, entregando a pá vermelha
a um e uma escavadora de plástico a outro. Mostra-lhes como um pode escavar a
terra com a escavadora e o outro pode encher o balde com a pá. Estas crianças
estão a aprender a resolver conflitos, a lidar com as desilusões e a criar
relações através da colaboração.
Algumas formas de ajudar o seu filho a experimentar
as alegrias e a desenvolver as competências da cooperação.
Alterne os gestos
Entre os 6 e os 9 meses, os bebés podem começar
a participar em jogos com movimentos repetidos. Aprendem também a imitar. Esta
é uma excelente ocasião para encorajar a alternância enquanto brinca com o seu
bebé. Quando coloca uma peça no balde, dê-lhe a oportunidade de repetir o seu
gesto. Alterne entre colocar peças no balde e retirá-las de lá. À medida que
cresce, alterne com o bebé a colocação das peças num puzzle ou as formas
geométricas na base. Quando estiver a arrumar, aproveite para tornar isso numa
brincadeira e alterne com a criança a colocação dos brinquedos na prateleira.
Estas experiências representam oportunidades para a criança sentir o prazer de
realizar algo em equipe.
Explique os seus motivos quando impõe limites ou
faz um pedido
Aos três anos de idade, a maior parte das
crianças já conhece e compreende suficientemente a linguagem para entender
explicações simples. Explique a forma como as regras beneficiam toda a família.
"Todos ajudamos a arrumar. Assim já não perdemos os brinquedos e
conseguimos sempre encontrá-los novamente." "Quando me ajudas a
arrumar a roupa, acabo mais depressa e assim já podemos brincar."
Disponha de tempo para resolver os problemas
Pode ajudar o seu filho de 2 ou 3 anos a descobrir
soluções para os problemas do dia-a-dia e, em simultâneo, incentivar a
cooperação. Eis algumas sugestões que poderão ajudá-la a ensinar o seu filho a
resolver problemas:
• Constate qual é o problema. "Queres
desenhar na parede mas a mamãe diz que não podes."
• Faça uma pergunta. "Então onde é que
podes desenhar?"
• Tente uma solução. Sugira duas opções, ambas
aceitáveis para si — numa folha de papel ou numa caixa de cartão. Se a criança insistir
em riscar a parede, estabeleça um limite: "Vou guardar os lápis de cor até
estarmos de acordo sobre onde podes desenhar."
• Depois redireccione a questão. A maior parte
das crianças necessitam de ajuda para encontrar formas aceitáveis de canalizar
os seus desejos. "Mas podes ajudar a colocar uma quadro na parede."
Realize as tarefas domésticas em conjunto e
comece de pequenino. Permita que o seu filho cresça a conhecer as vantagens da
cooperação. Juntos podem pôr a mesa, arrumar os brinquedos ou lavar o carro.
Refira as vantagens da cooperação.
"Vês como pomos a mesa num instante? Agora
já temos tempo para ler um livro antes do jantar." "Foi mesmo
divertido lavar o carro contigo. És um excelente ajudante! Vês como o nosso
carro está brilhante e lavadinho?”
Elogie especificamente os esforços
de cooperação
Destaque porquê e como a
contribuição da criança é importante. Isto ajuda a criança a reconhecer e a
valorizar as suas próprias capacidades. "Juntaste as meias brancas todas.
Assim consegui arrumar a roupa mais depressa e agora temos mais tempo para brincar."
"Puseste os livros na prateleira. Assim é mais fácil escolher um. Queres
que te leia uma história?"
Ofereça sugestões, não ordens. As
sugestões incentivam à cooperação, as ordens suscitam muitas vezes resistência.
"Está tanto frio que é melhor levares um casaco. Queres ajuda a pô-lo ou
consegues fazer isso sozinho?" Terá provavelmente uma melhor resposta do
que se disser “Põe o casaco!"
Apresente opções à criança e
mantenha as regras
"Os dentes devem ser escovados
à noite. Queres fazer isso antes ou depois de ler a história?"
Normalmente, a criança escolhe quase sempre fazê-lo depois mas provavelmente
reclamará menos e a regra continuará a ser cumprida. Oferecer opções demonstra
respeito pelo seu filho e o respeito cria um sentido de cooperação.
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