A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Educação, promove de 30 de abril a 9 de maio a 4ª Bienal do Livro, que este ano acontece no Centro de Educação, Cultura e Artes – Swift. O local passou por uma grande reforma para receber a maior feira literária do Noroeste Paulista.
O tema deste ano será a “Palavra” e para mostrar suas variadas manifestações serão montados seis espaços: o Palavra Escrita, Palavra Exposta, Palavra Em Cena, Palavra Lúdica, Palavra Filmada e Palavra Sensorial.
O Palavra Escrita receberá 70 estandes de editoras e dois de autores locais, onde o público poderá conferir obras de diversos gêneros e autores nacionais e estrangeiros.
O espaço Palavra Exposta será voltado para debates e palestras com escritores de projeção nacional e internacional, que em suas atividades irão abordar os mais variados assuntos. Já está confirmada a participação dos autores Gabriel Chalita, Moacyr Scliar, Márcia Tiburi, Caio Túlio Costa, Ignácio de Loyola Brandão, Pedro Bandeira, José Roberto Torero, Mário Prata, Pasquale Cipro Neto, Augusto Cury e Maurício Kubrusly.
A Associação Rio-pretense de Letras e Cultura realiza ainda uma mesa-redonda com os escritores Romildo Sant’Anna, Salvatore D’Onofrio, Antônio Manoel dos Santos Silva, Hygia Therezinha Calmon Ferreira e Zêqui Elias.
O espaço para leituras e encenação de obras literárias será o Palavra Em Cena, que já conta com a participação dos atores Beth Goulart, João Paulo Lorenzon, Pascoal da Conceição, Rosaly Papadopol e Hélio Cícero.
As crianças também terão seu espaço garantido na Bienal do Livro, o Palavra Lúdica, onde acontecerão atividades lúdicas, animadores e leituras. A autora de livros infantis Ingrid Biesemeyer está confirmada para este espaço e realizará uma oficina de arte com as crianças.
Continuando o passeio pelas variações da Palavra, a 4ª edição do evento também contará com um cinema, no espaço Palavra Filmada. Serão exibidos filmes de obras relacionadas com literatura brasileira, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, O Grande Mentecapto e Tieta do Agreste.
E para finalizar, o evento terá ainda o Palavra Sensorial, que será o espaço para atrações artísticas.
Por meio desta reformulação, as Secretarias de Cultura e Educação pretendem atender o público adulto e infantil em diferentes segmentos da literatura. Para este fim a Prefeitura de Rio Preto vai investir R$ 700 mil na realização do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário